Guaraí - Tocantins - Brasil, Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014

Acessos: 47013

Você está em: Página Inicial » Notícias » Detalhe da Notícia

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Esta terça-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal n°. 9970/00, será marcada por uma grande mobilização no Tocantins. O CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, ligado à Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins, participará da programação que se estenderá por toda a semana.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória - ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Em Palmas, serão realizadas as “Paradas de Proteção” que acontecerão em diversos pontos da capital. Das 9h às 12h, serão realizadas, simultaneamente na Avenida JK, na Feira da 307 Norte e na Avenida Tocantins. Às 10h, será inaugurada a brinquedoteca do Nedim – Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, do Núcleo da Defensoria Pública em Palmas, localizado perto do Fórum. Às 16h será comemorado o aniversário dos 3 anos do Cedeca – Glória de Ivone, localizado na 110 sul, em Palmas; e das 17h às 20h será realizada a Parada na Feira da 304 Sul.

A equipe do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, da Seciju, mobilizará, em Palmas, das 09 às 12h, em frente ao Banco do Brasil da Avenida Tocantins, em Taquaralto. Para chamar a atenção da população contra a violência infanto-juvenil serão realizadas com auxílio de carros de som, apresentação teatral com o grupo de adolescentes do CEDECA, panfletagem, palestras e brincadeiras.

O CEDCA também participará da programação em alusão ao dia 18 de maio, do município de Lajeado, localizado a 50 Km de Palmas. A partir das 8h será realizada uma Caminhada de Mobilização saindo de frente da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro até o Centro de Inclusão Digital – Poeta José Gomes Sobrinho, local onde os conselheiros da Criança e do Adolescente, do CEDCA, Eraldo de Sousa Pereira e Célia da Mata, ministrarão palestra.

A campanha integrada para o dia 18 de Maio conta com a participação de diversas secretarias de Estado, bem como dos 20 CREAS – Centros de Referência Especializados da Assistência Social. (Deydjane da Luz)

 

Notícias relacionadas